O que dizem nossos ex-alunos?
Um novo sentido para a inserção social e o ingresso no mundo do trabalho.
Com mais de cinco mil alunos formados, já se pode afirmar que existe uma comunidade de ex-alunos do CETEC. E, se em cada escola fica um pouco de cada aluno que por ali passou, o que será que cada aluno leva para a sua vida adulta da escola na qual passou boa parte da adolescência? Amizades? Experiências? Valores? Histórias? Conhecimentos?
Fizemos essa pergunta a alguns dos ex-alunos.
Se você deseja dar também o seu depoimento, envie-o para mccafons@ucs.br acompanhado de uma foto.
O CETEC me proporcionou diversas experiências que ao longo do tempo me ajudaram na minha escolha profissional. Uma delas foi a oportunidade de fazer Iniciação Científica que, junto ao projeto integrado da Mostra Científica e Tecnológica, me colocou em contato com a ciência na prática. Conhecer os laboratórios da Universidade e ver de perto o conhecimento sendo produzido abriu meus horizontes e me fez enxergar um mundo que até então eu desconhecia. Sou extremamente grata ao CETEC por essa experiência, pois foi através disso que descobri minha paixão pela ciência e assim decidi seguir na área das Ciências Biológicas.
O CETEC certamente foi um divisor de águas na minha vida. Foi fundamental por ser uma escola pioneira na introdução da Tecnologia da Informação em uma época em que existiam poucas oportunidades e inclusive se tinha dúvidas em relação ao desenvolvimento dessa área. Para se ter uma ideia, naquela época não tinha ainda nem internet, era tudo via BBS (que permite a conexão via telefone a um sistema através do seu computador) e o CETEC foi precursor nisso. Quando as primeiras empresas de internet estavam começando, com desenvolvimento de software, já tinham alunos da escola atuando nesse mercado. Isso proporcionou uma transformação digital na minha carreira. O CETEC viu os países de primeiro mundo em uma etapa evolutiva no mercado da Tecnologia da Informação e se antecipou, trazendo fundamentos que foram excepcionais, uma vez que a gente tinha aulas com professores da Graduação, em laboratórios da Graduação, com toda a infraestrutura da UCS. Esse contato direto com o mercado e com profissionais de alto calibre contribuiu muito e acelerou minha formação, pois hoje tenho 30 anos de experiência na área de tecnologia, onde eu passei por diversos cargos importantes. Hoje ocupo uma posição de diretoria da maior empresa de desenvolvimento de software para área da saúde do Brasil, com clientes em toda América Latina e certamente o CETEC ajudou e ainda ajuda nesse processo, porque existem fundamentos que eu aprendi desde aquela época que eu ainda lembro e eu aplico eles. Isso traz uma grande vantagem competitiva em relação a outros profissionais, uma vez que eu tenho uma idade relativamente jovem se você analisar executivos de alta senioridade. Hoje tenho 30 anos de experiência justamente porque a escola proporcionou isso, sendo pioneira quando inovou lá em 1995 com a área de informática. Eu lembro que eu nem tinha computador em casa e que eu usava só os computadores do laboratório da UCS. Tenho orgulho de ter passado por essa tão boa e qualificada educação que o CETEC me proporcionou, que foi um grande divisor de águas na minha vida. Sou muito grato por todo aprendizado que me levou a ser quem sou hoje.
O CETEC foi minha segunda casa, minha segunda família. É um lugar onde sempre vou me sentir à vontade, independentemente de quanto tempo se passe. E este é o exato motivo pelo qual a escola me fez tão bem – tanto para o pessoal quanto para o educacional. Foram várias oportunidades de estudo, em diferentes áreas, com profissionais experientes, sempre dispostos a ensinar e cuidar do nosso bem-estar. Hoje tenho orgulho de dizer que faço parte da turma de egressos do CETEC!
Escolher estudar no CETEC foi uma das melhores escolhas que já fiz. Foi muito mais que uma experiência acadêmica, foi uma experiência de vida, que me fez evoluir e me descobrir muito. Além disso, ter optado por cursar o Técnico em Gastronomia foi essencial para que hoje eu possa estar vivendo o meu sonho. Ao CETEC, eu tenho somente gratidão por ter me acolhido tão bem e ter feito a diferença na minha vida.
Nas atividades extracurriculares, pude novos caminhos trilhar. Nas aulas de língua estrangeira, descobri quais mundos poderia vivenciar. E, foi com os professores, que descobri a profissão que poderia amar. Gratidão!
O CETEC foi um grande laboratório, porque foi durante o ensino médio que descobri minha artéria criativa e minha paixão por negócios. No CETEC eu desenvolvi soft skills que se tornaram essenciais no desenvolvimento da minha trajetória enquanto líder. Além disso, tive a oportunidade de conhecer pessoas que se transformaram em uma importante rede, formada por profissionais dos quais sei que posso contar, seja qual for a necessidade. Se eu pudesse voltar no tempo e viver a experiência de ser aluno do CETEC novamente, eu voltaria!
Estudou no CETEC entre 2006 e 2008 e, além do ensino médio, concluiu o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Ramoel é engenheiro civil, formado pela UCS, com um período de graduação cursado na University of British Columbia (Vancouver – Canadá) e atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP). “O CETEC me proporcionou um ensino sólido e de qualidade para que eu pudesse enfrentar os desafios da vida profissional. Os excelentes professores, as atividades extracurriculares (dança, música e teatro) e a liberdade que a escola me deu foram fundamentais para meu amadurecimento pessoal. No CETEC aprendi que com estudo e dedicação tudo é possível. Os resultados dos investimentos que a escola fez em mim me levaram a fazer parte da minha graduação na trigésima melhor universidade do mundo – no Canadá – e, mais recentemente, a ingressar no mestrado na Universidade Estadual de São Paulo. Portanto, agradeço muito aos professores e funcionários da escola pelo cuidado e carinho em relação à minha formação. Se, hoje, estou alçando voos mais altos foi graças à base que minha família e o CETEC me forneceram. Fica aqui meu muito obrigado!”