O Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC UCS é a escola de ensino fundamental, médio e técnico mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul.
Criado em 1995, com o respaldo de uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, o CETEC vem trabalhando no sentido de consolidar-se como instituição de excelência em educação de jovens. Isso ocorre por meio de uma proposta educacional que alia uma sólida base de educação geral à formação para o mundo contemporâneo, focando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e também para o trabalho.
Para concretizar sua proposta educacional, a escola segue uma diretriz filosófica e um currículo especialmente elaborado para o jovem moderno. No CETEC, o jovem é desafiado a explorar ao máximo sua capacidade de aprender, priorizando o estudo e a pesquisa em seu processo de aprendizagem. É incentivado a desenvolver suas competências pessoais, intelectuais e sociais, chamando para si a responsabilidade pelo seu processo de formação.
Como protagonista, o estudante é provocado a investigar, analisar e propor, tendo como referencial um código de princípios e valores éticos. É estimulado a interagir e construir, coletivamente, ideias, projetos e conhecimentos, aprendendo a respeitar as diferenças e valorizar o bem comum. É orientado e amparado a assumir responsabilidades e planejar seu caminho rumo à maturidade, construindo sua identidade, tornando-se um cidadão preparado para intervir de maneira positiva e transformadora na sociedade.
Como fator essencial para o desenvolvimento da sua proposta, o CETEC mantém um corpo docente formado por professores com diversas experiências acadêmicas e profissionais, com diferentes titulações, capacitados para atuar como intermediadores do processo de desenvolvimento do aluno.
Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos do CETEC são garantidas pelos constantes investimentos em estrutura física, equipamentos e qualificação docente realizados pela Universidade.
Um grande diferencial da escola é a estrutura universitária, pois está inserido em um espaço acadêmico propício para a convivência e aprendizagem. Museus, ginásios esportivos, piscina, teatro e cinema são parte da estrutura da UCS disponível aos estudantes do CETEC, além das centenas de laboratórios de física, informática, anatomia, química, entre outros. Os alunos também têm acesso ao Sistema de Bibliotecas da UCS e têm aulas de idiomas com professores do UCS Línguas Estrangeiras.
Ser referência como escola que atenda os desafios de educar o jovem contemporâneo.
Incentivar o protagonismo dos alunos por meio das diferentes áreas do conhecimento, tornando-os cidadãos comprometidos com seu tempo e com a construção de uma sociedade justa.
Construir conhecimento e realização profissional e pessoal colaborando para melhoria responsável da sociedade.
Autonomia e Responsabilidade são entendidas como condição de formar um jovem capaz de tomar decisões, assumindo as consequências de suas escolhas o que pressupõe ser ele responsável e consciente de sua condição de ser social.
Permitem desenvolver a autoestima, a solidariedade, o desenvolvimento de valores morais, o respeito à sua própria história e a dos demais e, desta forma, o senso crítico que viabiliza tomar consciência da realidade. Se concretizam na ação diária que educa para a autodisciplina, para a consciência de que sua aprendizagem depende de sua ação produtora.
O estudante do CETEC deve acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade, como a revolução científica e tecnológica. A contemporaneidade necessita de cidadãos que sejam versáteis, que acumulem experiências, que saibam pensar amplamente, procurando soluções para as mais variadas situações.
Esse pensar amplo exige criatividade para ser capaz de dialogar com a teoria e a prática, usando o conhecimento de várias áreas e a imaginação para construir novas possibilidades.
O conhecimento buscará significado na relação teoria e prática contextualizando-o e levando o aluno a compreender a realidade.
A pesquisa deve ser uma constante na reconstrução do conhecimento, pois o questionamento e a argumentação dão qualidade ao fazer científico.
Somos todos seres sistêmicos, cooperativos, participativos, portanto somos sujeitos coletivos que precisam exercer a solidariedade e a inclusão sem discriminações, com respeito ao outro por suas opiniões, sua história, seus valores, princípios e conhecimentos. Deste modo, o CETEC trabalha de maneira crítica e construtiva, utilizando como ferramentas o diálogo e a reflexão, visando o equilíbrio entre as diferentes experiências que cada um traz.
O conceito de sustentabilidade foi criado na década de 1980 por Lester Brown, fundador do Instituto Worldwatch, que definiu sociedade sustentável aquela que é capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras.
Quando se aborda sustentabilidade deve-se considerar a interdisciplinaridade do seu conceito, pois abraça várias áreas do conhecimento humano. Na sustentabilidade os aspectos ambientais devem ser tão relevantes quanto os aspectos técnicos e econômicos, bem como os aspectos de estética e conforto.
O CETEC direciona suas ações diárias para objetivos coletivos aspirando ao bem comum. Os valores devem ser cultivados a ponto de permitir que o jovem compreenda o próximo e o ajude, também, a organizar sua própria vida interior.
A educação deve propiciar uma integração solidária e humana. Acreditamos que os valores morais clássicos, mais do que serem preservados, devem ser vivenciados nas ações diárias, nas relações que se estabelecem entre todos. Nosso aluno merece respeito e nossa premissa é de que todo aluno tem potencial para aprender.
A organização escolar segue uma ordem hierárquica horizontal em que cada um dos elementos tem uma função que é meramente administrativa. É por essa razão que os alunos têm uma relação muito próxima com a direção, professores e demais setores do CETEC, pois ela se estabelece sob princípios de respeito mútuo.
Diretor Executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul:
Diretora Geral:
Coordenação Pedagógica:
Coordenação Geral dos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes:
Coordenação do Curso Técnico em Administração de Empresas:
Coordenação do Curso Técnico em Informática:
Profª Simone Isabel Fin
Prof. Mauro Cingolani
Profª. Lais Fagundes Pasini
Profª Silvania Rossatto
Profª Simone Isabel Fin