Desde 2010, o CETEC possibilita aos seus alunos a interação com os pesquisadores da UCS e a atuação nas pesquisas desenvolvidas na Universidade. Ao participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq-EM, o estudante tem a possibilidade de estar próximo do universo da ciência e da tecnologia, que são próprios do ambiente universitário, ampliando sua visão de mundo tendo subsídios que o levem a fazer uma escolha mais segura sobre o seu campo de atuação futura.
O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.
O processo seletivo, aberto à participação das escolas de Ensino Médio, é conduzido pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e regulamentado através de edital específico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
Sempre que há possibilidade de novas bolsas, os estudantes são comunicados das inscrições pelo CETEC Ciência.
Estudante bolsista: Alana Pereira Pegoraro
Pesquisadora: Profª. Dra. Cátia dos Santos Branco
O projeto busca se aprofundar os estudos sobre nutracêuticos e fármacos com base em nanotecnologia a partir do resíduo da Araucaria angustifolia. No estudo, realizamos testes nos quais aplicamos o extrato da araucária em células intestinais, com o objetivo de criar nanocápsulas desse composto que poderão ser capazes de chegar ao intestino sem sofrer grandes mudanças em suas capacidades antioxidantes. Além disso, também pude auxiliar nos projetos de outros pós-graduandos, tendo experiências em diversos tipos de análises. Participar das atividades no Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidantes está sendo muito importante para que eu amadureça minhas escolhas profissionais, além agregar no meu currículo enquanto jovem pesquisadora.
Estudantes bolsistas: Helena do Canto Telles da Roza, Leonora Sagas Rodrigues Viera, Nathália da Costa e Valentina Pedroso Nicoletti
Pesquisadora: Profª. Dra. Silvana Boone
Participar da pesquisa tem sido fundamental para o meu entendimento não apenas dos múltiplos conceitos de arte, mas também da construção artística que nosso país, estado e cidade possuem. Construção essa que é marcada pela invisibilidade feminina nas obras e na história. O projeto também vem sendo marcado por diversos conhecimentos regionais de arte que acabam sendo pouco valorizados. Também conheci importantes locais de preservação da cultura e venho me aprofundando no estudo das artistas locais que contribuem muito com suas obras para a cena artística da cidade.
Estudantes bolsistas: Julia Molon Zilli, Maria Laura da Silva e Yago Rech de Jesus
Pesquisador: Prof. Dr. Guilherme Auler Brodt
Eu participo da bolsa PIBIC há dois anos e tem sido uma experiência enriquecedora. Já participei de eventos científicos, tive contato com pessoas incríveis durante todo esse processo e com os pacientes que tive a oportunidade de conhecer. Com a bolsa conheci uma área completamente nova. As pesquisas aprofundadas em temas específicos e poder explorar a área da fisioterapia, além de atuar no Laboratório de Marcha, me colocaram em um novo rumo acadêmico.
Estudantes bolsistas: Arthur Zardin Soares, Eduarda Alves Schmith Mota e Marcelle Dartora Santos.
Pesquisadora: Profª. Dra. Joséli Schwambach
Nos últimos dias, tive a oportunidade de fazer o crescimento/preparo da bactéria Bacillus que vai ser utilizada contra o Neofusicoccum parvum, que é um patogênico que ataca o caule da planta; essa bactéria será utilizada para a aplicação em um teste In Vitro com plantas micropropagadas de videira. Fiz também o crescimento do fungo - que é o que estamos tentando combater - e da bactéria que é uma alternativa mais sustentável de controle de doenças de plantas. Sou extremamente grata ao CETEC estar me proporcionando algo assim.
Estudante bolsista: Vicente Azevedo de Oliveira
Pesquisadora: Profª. Dra. Valdirene Camatti Sartori
Atualmente, meu principal trabalho é o acompanhamento do impacto do própolis na contenção da multiplicação de fungos, fungos esses que geralmente infestam plantações. Com o trabalho, podemos medir a eficiência desse insumo natural para o controle de fungos, afastando o uso do agrotóxico convencional. Atuar como bolsista me oportuniza não só estudo com áreas de conhecimento, mas contatos e muita informação. Eu mesmo não estou em uma bolsa da área que quero atuar, mas não a largaria por nada. A recompensa disso tudo são as informações e conhecimentos que levarei comigo para sempre.
Estudante bolsista: Laura Andreazza Fadanelli
Pesquisador: Prof. Dr. André Felipe Streck
Eu estou gostando bastante da bolsa pois aprendi muitas coisas, como fazer testes PCR, por exemplo. Fizemos muitos trabalhos sobre diversos conteúdos e ajudamos aqui no laboratório. Mesmo não estando tão envolvida na pesquisa em si, acho o projeto bem interessante e importante.
Estudantes bolsistas: Bruna Victória Andrighetti e Clarice Rech Costantin
Pesquisadora: Profª. Dra. Valdirene Camatti Sartori
A bolsa CNPQ em que atuo vem sendo uma oportunidade de experienciar atividades a nível de graduação ainda estando no Ensino Médio. O contato com pesquisadores, laboratórios e com a ciência em si é muito enriquecedor. Durante a atuação na minha bolsa de pesquisa realizo diversas atividades que estão no dia dia de um pesquisador, o que me permite identificar minhas afinidades e desavenças com a pesquisa. Portanto, as bolsas são uma oportunidade de autoconhecimento o que é crucial nas decisões que vem pela frente.